Páginas


terça-feira, 1 de maio de 2012

Conselho de Classe

 
           Na semana de 23/04 á 27/04 foi realizado o primeiro conselho de classe da EMEF Profº Francisco Ferreira Paes e reunião de pais.
          Pensando no rendimento, aprendizagem e dificuldades dos educandos professores regentes, especialistas, orientadora de tecnologia e educação, coordenadora pedagógica e diretora se reuniram ao longa da semana para discutir e identificar as dificuldades de aprendizagem dos educandos e elaborar planos de ação, visando sanar as problemáticas.
          Embora não tenha dado as aulas e "atrasado" o projeto, posso dizer que foi um grande ganho, pois pude perceber que muitos casos de indisciplina esta diretamente ligada a questão de aprendizagem, ou seja, alunos que apresentam um alto nível de dificuldade de aprendizagem apresenta problema de indisciplina, embora este não seja o único disparador para tal, porém alunos com dificuldades de aprendizagem tende a perder o interesse com muita rapidez, uma vez que trabalhamos com a maioria e na correria do dia-a-dia com diversas cobranças "esquecemos" que temos dentro da sala de aula alunos que ainda não atingiram o processo de alfabetização e aprendizagem, e para tal temos que dar atenção diferenciada e especial a uma minoria, mas como diante de tanto projetos, avaliações, conteúdos, cobranças e outras tantas situações que ocorrem numa sala de aula? Isto sem contar as salas numerosas.
          No final do conselho percebi que não tinha esse olhar, talvez pelo pouco contato com as turmas, uma vez que só entro em cada sala 1 vez por semana com 50min de aula para realizar tantas coisas, e muitas vezes não consigo findar 1/3 do que tinha planejado.
          Isso me fez pensar e refletir em ações para que todos os educandos - mesmo com dificuldades - possam se apropriar do saber e encontrar meios para sanar suas dificuldades.
          Antes do conselho estava preocupada com as postagens e quantidades de pesquisas, hoje minha preocupação é outra, penso e acredito que se no final do ano eu postar uma única pesquisa que tenha realmente feito o aluno pensar, refletir e entender o processo pelo qual ela (pesquisa) foi realizada estarei satisfeita, pois ai sim saberei que o processo de aprendizagem foi significativo para o educando.
          Bom, o que posso adiantar é que meu planejamento será revisto, o que deu certo permanecerá e o que não será reformulado e outras metodologias e estrategias aplicadas, principalmente focadas nos alunos com dificuldades de aprendizagem.
          Minha opinião é que participar dos conselhos é de supra importância, mesmo que isso gere um atraso no projeto, o seu efeito é enriquecedor, então eu nao tive perda e sim ganhos.
        VAMOS QUE VAMOS!!!


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário