Semana curta, mas mesmo assim proveitosa. Apesar de não ter dado aula em todas as turmas, algumas professoras - as parceiras - deram continuidade as pesquisas e confecção dos mapas conceituais.
Em outras salas passei algumas atividades para casa, assim podemos adiantar o trabalho.
Só dei aula em um 5º ano, porém havia solicitado que fizessem o mapa conceitual do tema que estão pesquisando, mas eles não fizeram, então realizei a seguinte atividade: um membro de cada grupo postaria o texto feito sobre o tema central 'Plantas', enquanto os grupos ficariam agrupados confeccionando os mapas, para isso disponibilizei um computador por grupo para que eles fossem pesquisando caso houvesse dúvida. Enquanto isso ia ajudando na postagem e realizando algumas intervenções. O que pude perceber é que o grupo começa a entender a proposta e estão ficando mais calmos e concentrados nas atividades, porém ainda há a questão de só realizarem a pesquisa em casa ou nas aulas sem outro momento.
No 1º ano realizei junto com os alunos um mapa sobre as curiosidades do animal carnívoro que elas querem pesquisas.
No 2º ano as crianças fizeram desenhos com ambientes poluídos/limpos para confecção de um mural sobre meio ambiente.
No 3º ano deixei que eles mexessem no site do menino maluquinho e jogassem alguns jogos - memória, 7 erros e jogo da forca - enquanto eu ia postando o texto coletivo que a professora realizou com a turma sobre higiene pessoal.
No 4º ano eles refizeram os passos para acessar o blog e postar, depois fizeram algumas pesquisas sobre seus temas, porém alguns grupos ainda não decidiram o que pesquisar, resaltei que já estamos findando o tema e que eles precisão decidir, o restante fará mapas conceituais individuais para realizar um coletivo na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário